O símbolo do Bloco de Direita, a história.

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Quando começamos este projecto, um dos pontos mais críticos era a escolha de um símbolo. É a imagem que nos representa, tinha que possuir características como simplicidade de desenhar com um rabisco. Teria de ser um design novo, nunca dantes visto. Enquanto em simultâneo teria de ser imediatamente familiar quando visto pela primeira vez por alguém da lusofonia. Mas acima de tudo, este símbolo deveria transmitir numa única imagem os princípios morais, tradicionais e culturais que nos representam enquanto bloco à direita.


Tal missão é difícil. Ainda para mais quando nenhum de nós na equipa é mestre em design. Bem que tentámos ao início esboçar possíveis modelos, embora cada tentativa se tenha revelado pouco frutífera em alcançar os objectivos desejados. Como resolver?

A certa altura veio a decisão de confiar o design às mãos de um perito. Contudo quem?


A falta de contactos neste mundo especializado de símbolos políticos era uma outra barreira. Por sorte, foi essa mesma falta de contactos que nos permitiu encontrar uma outra solução: lançar um concurso. Hoje em dia a Internet coloca-nos com acesso directo a milhares de almas com o talento necessário. O concurso internacional foi um sucesso, recebendo mais de 800 símbolos candidatos. Permitiu trabalhar com diferente designers para abordar cada perspectiva diferente que se pretendia alcançar.


O resultado está a vista. Foi decisão unânime, preenchia os requisitos. Mais importante, era um símbolo que transmitia toda uma visão dos objectivos a alcançar no bloco.


Qual a simbologia oficial? (heráldica)


O símbolo azul com fundo em branco representa as cores ancestrais que fundaram Portugal, em conjunto com a nossa ligação eterna ao mar. O corpo do símbolo representa um bloco de folhas, onde cada página neste bloco representa uma das três vertentes que foram incorporadas inicialmente: liberais, tradicionalistas/conservadores e patriotas.


Este símbolo encontra-se orientado para a direita, de forma a clarificar a nossa orientação política. Na capa deste bloco é visível o caracter do teclado "+" que representa a união das diferentes vertentes políticas à direita, e um optimismo positivo para o futuro de Portugal.


O resultado está à vista. Esperamos que gostem.

0 visualização
 

© 2020 por Bloco de Direita.